Sala de Snoezelen

Pessoas com necessidades educativas especiais têm, frequentemente, problemas de integração sensorial, ou seja, não organizam ou avaliam corretamente os estímulos sensoriais que o meio envolvente lhes fornece. Apresentam muitas vezes a ausência da consciência de perigo, desenvolvendo medos inexplicáveis por situações ou objetos do quotidiano.

 

O ambiente seguro e não ameaçador que a Sala de Snoezelen proporciona, aumenta o estado de relaxamento e mobilidade geral da criança, auxiliando na promoção do autocontrolo e da sua autonomia, diminuindo comportamentos estereotipados e perturbadores para a família, assim como melhorando competências e habilidades comunicativas. Os seus efeitos terapêuticos e pedagógicos mostram-se ser extremamente positivos.

Neste ambiente a criança consegue, por meio de uma abordagem não diretiva, selecionar e integrar inputs sensoriais que quer ver salientados, condição importantíssima, por exemplo, para a aprendizagem e relacionamento familiar.

 

O uso de um ambiente multissensorial permite-nos trabalhar também, dois outros sentidos que, apesar de não nos serem tão familiares, desempenham também um papel importante na vida e desenvolvimento equilibrado da criança. São eles o Sentido Vestibular, que oferece à criança a perceção e controlo do equilíbrio do seu corpo, dando informações sobre o movimento que faz, a direção que toma e a velocidade envolvida nas atividades; o outro sentido é o Propriocetivo, ou seja aquele que fornece à criança informações sobre o seu posicionamento em relação aos objetos e pessoas existentes no meio envolvente.

A nossa sala Snoezelen integra um conjunto diversificado de aparelhos, instrumentos e estratégias promotoras da estimulação sensorial, nomeadamente: projetores de iluminação que distribuem diferentes padrões de luz em toda a sala, colunas de bolhas de água, painéis de controlo de cores, painéis tácteis, sofá vibratório, cama de água quente com musica incorporada, fibras ópticas e um vasto leque de acessórios. Diferentes experiências táteis, como tocar e sentir diferentes tipos de texturas em diferentes materiais, aromaterapia, musicoterapia entre muitos outros, cuja utilização é sempre adaptada às necessidades individuais de cada criança.

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