Caraterização da Cercifel

A CERCIFEL, fundada a 1 de Junho de 1981 está em funcionamento desde o dia 1 de Junho de 1984, inicialmente em instalações disponibilizadas e gentilmente cedidas pela Santa Casa da Misericórdia de Felgueiras.

 

Iniciou a sua atividade apenas com a valência do Centro Educacional (Ensino Especial), foi criada por um grupo de pais, professores e outras pessoas atentas às dificuldades que as crianças com deficiência mental tinham em frequentar o ensino normal decidiram pela criação de um organismo capaz de dar uma resposta eficiente e consentânea que as crianças com deficiência intelectual com o que precisavam.

Havendo posteriormente a necessidade de se dar continuidade de resposta à valência educacional, tendo-se para tal estabelecido um acordo de parceria com o Instituto de Segurança Social para a implementação de outra valência denominada CAO – Centro de Atividades Ocupacionais celebrado em 1995. Tendente ao apetrechamento da Cercifel, em instalações próprias, possibilidade de crescimento e criação de outras valências, foi adquirido um terreno, no Lugar de Pedra Maria, freguesia de Varziela em 1997.

 

A partir de 1998, face á publicação do Decreto-Lei nº7/98, de 15/01, as cooperativas do ramo Cercifel tiveram de adaptar os seus estatutos a novas filosofias passando a denominar-se Cooperativas de Solidariedade Social. Em 07/08/2002 foi publicado no diário da república a nova denominação da CERCIFEL.

 

E em 22/12/2003 foi reconhecida com Instituição Privada de Solidariedade Social – IPSS.

 

No ano de 2006, face à necessidade por parte da Santa Casa da Misericórdia do espaço onde se encontrava a funcionar a valência CAO, a CERCIFEL, teve de efetuar deslocação para outro local, tendo para tal pensado na construção de um novo edifício de raiz, adaptado às necessidades da pessoa portadora de deficiência.

Foi então elaborado um projeto de arquitetura, devidamente aprovado, tendo a CERCIFEL iniciado a sua construção com financiamento próprio, limitando por essa razão a obra ao mínimo exigível para poder efetuar a transferência da valência CAO, em 2008.

 

No entanto, o projeto contempla mais respostas sociais, nomeadamente o Lar Residencial, o S.A.D. – Serviço de Apoio Domiciliário, para pessoas com deficiência e o polo de CAO II.

 

Em 2010 a valência do ensino especial também efetuou a sua deslocação para a EB1 e JI de Padroso cedida por um período de 10 anos pela Autarquia de Felgueiras.

 

Atualmente possui duas valências: centro de atividades ocupacionais (CAO) e centro de recursos para a inclusão (CRI).

Equipamentos

Na Cercifel, existem varias salas ocupacionais, nomeadamente, a sala de trabalhos manuais, a sala dos Arraiolos/Bordados, a Sala da Reciclagem/Informática, a Sala dos AVD`s atividades da Vida Diária, a sala de Snoezelen, os Wc, o refeitório adaptado, o gabinete e a copa, tem ainda espaços de 4 salas de aula na EB1 de Padroso e o Jardim de Infância.

 

Tem 3 viaturas de 9 lugares sendo uma delas adaptada ao transporte de pessoas portadoras de deficiência.

Recursos Humanos

No CAO – 1 Diretor Técnico/ Assistente Social, 1 Psicólogo, 7 Monitores CAO, 1 Administrativo/ Motorista e 3 auxiliares de Serviços Gerais.

 

No CRI – 1 Coordenador/Psicólogo, 1 Terapeuta da fala, 1 Terapeuta Ocupacional.

Descubra mais sobre a Cercifel