Skip links

CACI – Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão

Serviços

Valência CACI

A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência da Organização das Nações Unidas, adotada em reunião de Assembleia Geral, em 13 de dezembro de 2006, e ratificada por Portugal em 2009, reconhece o direito de todas as pessoas com deficiência a viverem na comunidade, em igualdade de oportunidades e vincula os Estados Partes a tomar medidas eficazes e adequadas facilitadoras do pleno gozo desses direitos.

A Convenção tem como objetivo promover, proteger e garantir o pleno e igual gozo de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais por todas as pessoas com deficiência e promover o respeito pela sua dignidade inerente, relembrando os princípios proclamados na Carta das Nações Unidas.

A Estratégia Nacional para a Inclusão das Pessoas com Deficiência 2021-2025, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 119/2021, de 31 de agosto de 2021, pretende reafirmar na sua génese os princípios da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e renovar esse compromisso, nomeadamente através da promoção do acesso a uma rede eficiente de serviços e respostas sociais de qualidade, que respondam às atuais necessidades das pessoas com deficiência e contribuam efetivamente para a sua inclusão.

A Portaria n.º 70/2021, de 26 de março, cria um quadro normativo que veio definir as condições gerais do edificado, os termos e as condições técnicas de organização, funcionamento e instalação do Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), e substitui o Centro de Atividades Ocupacionais (CAO).

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão, incorpora na sua génese um modelo de funcionamento e de resposta diferenciado face às necessidades e expetativas das pessoas com deficiência, promotor de uma maior autonomia e inclusão.

O reconhecimento do direito de todas as pessoas com deficiência a viverem na comunidade em igualdade de oportunidades com os demais cidadãos e cidadãs e a usufruir dos seus recursos, apoios e respostas é um imperativo à sua participação, autonomia e inclusão plena na comunidade. A conceção do quadro legal desta resposta social tem subjacente o primado da pessoa com deficiência, o respeito pela sua individualidade, necessidades, capacidades e aspirações.

Nesta medida, o CACI pretende maximizar as possibilidades e oportunidades de participação social e económica, através do desenvolvimento de atividades e serviços facilitadores de percursos de aprendizagem e de inclusão, potenciadores de um maior acesso à comunidade e aos seus recursos.

A atual unidade funcional de CACI da Cercifel, tem Acordo de Cooperação para 35 Clientes.

O Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão é uma resposta social destinada a desenvolver atividades de capacitação e de ocupação para pessoas com deficiência, que visa a promoção da sua qualidade de vida, autonomia e bem-estar, possibilitando um maior acesso à comunidade e aos seus recursos, tendo por base as necessidades, capacidades e nível de funcionalidade específicos destes cidadãos. O CACI destina-se a pessoas com deficiência, com idade igual ou superior a 18, está organizado em Unidades Funcionais, tem no máximo duas unidades funcionais e cada Unidade tem capacidade para 30 Pessoas com deficiência.

Atualmente temos em construção novo edifício para albergar outra unidade funcional de CACI para mais 30 Clientes, cuja previsão de entrada em funcionamento aponta para início de 2025.

Regulamento Interno

Entre em Contacto Connosco!

Contacte-nos